Mais dois acidentes com trens da América Latina Logística (ALL) aconteceram no último final de semana. No último sábado, às 21h20, na região de Ponta Grossa, cinco vagões descarrilaram e cerca de 50 litros de óleo diesel foram derramados e absorvidos pelo solo. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), houve mínimo impacto ambiental e, desta vez, a empresa comunicou o acidente. ?Além disso os procedimentos adotados para a retirada do solo com combustível foram ambientalmente corretos, portanto não houve autuação da empresa?, disse o fiscal do IAP, que acompanhou o procedimento, João Luiz Marques.
A causa do descarrilamento, segundo a ALL, foi um dos rolamentos que acabou travando. O trem, que ia de Araucária para Guarapuava, transportava 250 mil litros de combustível e granéis agrícolas. Ontem, já havia sido realizado o transbordo de toda a carga e a ferrovia estava liberada, apenas dois vagões estavam para ser retirados, ainda pela tarde.
No domingo, o acidente aconteceu no trecho entre Itaperuçu e Rio Branco do Sul, próximo à Vila da Turma. Duas das três locomotivas descarrilaram, por volta das 11h20. A ferrovia foi interditada pela manhã para a retirada de uma das locomotivas. Logo em seguida a ferrovia foi reparada, com alguns dormentes sendo trocados e o trilho ?remendado?. Somente depois disso, a ferrovia pode ser liberada. No início da tarde, a ferrovia foi novamente fechada para a retirada da segunda locomotiva, cuja operação foi mais delicada. No local, onde pedras novas tinham sido colocadas, havia um pouco de óleo, mas é provável que este seja da própria locomotiva, pois a ALL confirmou que não havia carga.
Cerca de dezesseis técnicos da ALL trabalhavam no local, e até o final do dia de ontem a ferrovia não havia sido liberada. A causa desse último acidente será apurada em sindicância.
Histórico
A ALL, das onze concessionárias responsáveis pelas ferrovias do Brasil, é a campeã em multas por acidentes com danos ao meio ambiente, desde 2002 recebeu 28. Em sete anos a empresa já foi autuada em cerca de R$ 11 milhões. Os dois últimos acidentes mais graves foram na ponte São João, na Serra do Mar e em Bandeirantes. A região de Ponta Grossa também é uma região bastante lembrada pelos acidentes da ALL. Somente em julho de 2000 foram dois – um em que a empresa deixou vazar 60 mil litros de diesel, atingindo um córrego, e outro de 20 mil de diesel e gasolina, chegando à uma área de preservação ambiental.
Prevenção
Segundo informações da assessoria de imprensa do deputado estadual Artagão Júnior (PMDB), incomodado com tantos acidentes da empresa, indicou à ANTT, que está regulamentando, que fosse obrigada a sinalização luminosa para serem usadas durante a noite nos vagões dos trens.
A ANTT diz já existir um programa, cujo objetivo seja, exatamente, prevenir e controlar as concessionárias nas operações ferroviárias, visando a conservação dos recursos naturais e a segurança das pessoas e equipamentos. (Nájia Furlan)