A área de escape do km 667,3, em Guaratuba/PR, sentido Santa Catarina, ajudou a evitar dois acidentes na última sexta-feira (23), mas por pouco não terminou em tragédia. Dois caminhões carregados entraram no espaço após perderem o sistema de freios na descida da Serra do Mar. O trecho é o mesmo que o ônibus do time de futsal de Umuarama tombou e matou duas pessoas no começo de julho.
Veja o vídeo:
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração do trecho, a primeira entrada aconteceu às 16h23, após o motorista de uma carreta carregada com 19 toneladas de calcário notar perda de freios no km 666. Conhecedor do dispositivo, o motorista manobrou o veículo e adentrou 60 metros, parando em segurança no local.
+ Leia mais: Motorista desafia a polícia e entra em perseguição com carro roubado na BR-277. Assista!
Enquanto as equipes da Litoral Sul realizavam a retirada do caminhão, outro motorista precisou utilizar do espaço, próximo das 17h. Após falha nos freios no km 665, ele manobrou o veículo, carregado com 29 toneladas de carne, até a área de escape e desviou da carreta que já estava no local. Os dois motoristas saíram ilesos.
O guincho que iria retirar o primeiro caminhão ficou posicionado bem na faixa de rolagem de entrada da caixa de desaceleração. O outro caminhão desviou os dois veículos utilizou o trecho final, colidindo com os tambores de água que ficam ao final do dispositivo de segurança.
Desde a inauguração em 2019, os profissionais da concessionária atenderam 75 entradas na Área de Escape do km 667,3, salvando 146 vidas até o momento.
Área de Escape
As áreas de escape são recursos de emergência e são destinados aos veículos pesados que por algum motivo precisam parar imediatamente para evitar um acidente na região de Serra do Mar. No trecho que liga Curitiba ao litoral e a Santa Catarina, pela BR-376, são dois espaços que já evitaram ao menos 309 colisões, salvando 460 vidas. Uma das áreas foi instalada em 2019 e contou com testes feitos por pilotos profissionais.
A construção desses espaços é uma solução de engenharia indicada para trechos com fortes declives. A combinação entre falta de manutenção em veículos associada a imperícia de condutores, excesso de velocidade e não utilização de freio motor, faz com que veículos pesados se transformem em verdadeiras “bombas-relógio”, sem controle a partir da perda de freios em descidas de serras.
Uma colisão em descida é semelhante a uma bola de boliche que vai arrastando tudo e dependendo da carga que o caminhão transporta, o risco passa a ser ainda maior. Diante desse cenário, as áreas de escape surgem como importante recurso de emergência.