Doença atinge araucárias em Telêmaco Borba

Uma doença misteriosa está vitimando araucárias localizadas na Praça Luba Klabin, também conhecida como Praça dos Pinheiros, em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. Nos últimos meses, a população local tem verificado o constante amarelamento das copas de árvores novas e antigas.

Quando os troncos são cortados, é notado escurecimento da madeira interna e posteriormente diagnosticado apodrecimento das raízes. ?Na praça, existem entre 200 e 250 araucárias de idades diversas. Cerca de setenta estão com problema. Dezessete já estão mortas. A situação vem entristecendo bastante os moradores do município, que costumam freqüentar a Luba Klabin para realizar caminhadas?, comenta o presidente da Comissão Ambiental e chefe da Divisão de Assistência à Agropecuária de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Pinheiro.

Recentemente, um engenheiro florestal e fitopatologista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Centro Nacional de Pesquisa de Florestas (Embrapa Florestas), Celso Garcia Auer, foi enviado a Telêmaco para analisar o estado das árvores. Ele realizou coleta de material e agora tenta descobrir o agente causador da enfermidade que afeta as araucárias.

?Pelos sinais que pude verificar, desconfio que o problema esteja sendo causado por um fungo que está atingindo as raízes das árvores, fazendo com que elas fiquem sem sustentação. Porém, ainda não sei que fungo é este. Vou precisar realizar mais algumas pesquisas para descobrir e só então poderei sugerir algum tratamento e medidas para evitar que a doença seja transmitida de uma árvore a outra?, comenta Celso.

A estimativa é de que o diagnóstico fique pronto dentro de um período que pode variar de quinze a trinta dias. Enquanto isso, para evitar riscos às pessoas que passam pela praça e à fiação elétrica existente no local, as araucárias doentes estão sendo cortadas. Posteriormente, será realizado um repovoamento das árvores, com plantio de novas mudas consideradas sadias. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo