A brasileira criada em Israel Ayellette Zamir, de 23 anos, está vindo ao Brasil com outras quatro pessoas que também procuram parentes no país. Os cinco – Ayellette, duas irmãs gêmeas, um estudante de Arquitetura e uma mãe adotiva de outras duas meninas brasileiras – vêm com a famosa diretora e produtora de TV israelense Nili Tal. Ela vem para Curitiba para dar continuidade a um trabalho já começado e pretende, com essa oportunidade, iniciar um novo documentário.
De acordo com Nili, os quatro jovens têm idade média entre 22 e 23 anos e, como vivem em Israel, já serviram até ao Exército do país. Tanto eles, quanto a mãe solteira que adotou duas crianças do Brasil, estão, como informou a diretora via MSN, ?ansiosos para encontrar as mães, irmãos ou qualquer parente?.
Ela diz que essas pessoas a procuraram por saberem do documentário que está sendo filmado, desde maio, em Curitiba, sobre a vida de Bruna Vasconcelos. A jovem, de 20 anos, nasceu em Curitiba em junho de 1986. Em outubro do mesmo ano, foi seqüestrada e vendida para um casal israelense. Com muita mobilização, os pais de Bruna conseguiram trazê-la de volta ao Brasil depois de alguns anos. Hoje, ela vive em Curitiba. O projeto de Nili com Bruna é fazer um documentário sobre como está a vida da jovem, 20 anos depois.
Ayellette
A jovem Ayellette procurou O Estado por indicação de Nili Tal. Outras informações que ela encontrou nos documentos da adoção é um nome que provavelmente seria da mãe natural, Francisca da Silva. Se alguém tiver alguma informação sobre a jovem pode entrar em contato com a redação de O Estado, pelo telefone (41) 3331-5047 ou pelo endereço eletrônico redacao@oestadodoparana.com.br. As informações serão repassadas para Israel.