Foto: Divulgação |
Escola em Quedas do Iguaçu, região sul do Estado. continua após a publicidade |
Professores da rede estadual que atuam nos municípios de Quedas do Iguaçu, Três Barras e Espigão Alto (sul do Paraná) reclamam que o Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, responsável por essas cidades, não está atendendo as escolas de maneira satisfatória. Eles também reivindicam a criação de um núcleo mais próximo de seus municípios, por conta da distância que têm que enfrentar cada vez que precisam buscar auxílio em Laranjeiras. De Laranjeiras a Espigão, por exemplo, eles percorrem cerca de 70 quilômetros.
A vice-diretora do Colégio Estadual Natel de Camargo, localizado em Espigão Alto, Vanda Jaremczuk, reclamou que a dificuldade de comunicação com o núcleo de Laranjeiras prejudica o bom andamento da escola. Segundo ela, faltam funcionários no colégio, principalmente no setor administrativo, onde há cinco vagas, mas no momento há apenas um funcionário. ?Temos que deslocar pessoas dos serviços gerais para dar conta do administrativo?, disse.
Ela contou que os professores fizeram reclamações à Secretaria de Estado da Educação (Seed), mas até agora não obtiveram retorno. O professor de Educação Física do Colégio Estadual Padre Sigismundo e também do José Anchieta (localizados em Quedas), Luiz Osório, afirmou que as informações prestadas pelo núcleo de Laranjeiras são incompletas e deficientes. ?Eles estão sempre desatualizados?, disse.
O chefe do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Antônio de Miranda, disse que entende a reivindicação dos professores, mas não vê viabilidade na criação de um núcleo em Quedas do Iguaçu para atender apenas três municípios, onde há 21 escolas (o núcleo de Laranjeiras atende 48 escolas em dez cidades). ?Existe essa inviabilidade técnica. É bom lembrar que o núcleo não resolve os problemas, ele executa o que a Seed solicita?, comentou. A Seed informou que não há projeto para a criação de um novo núcleo no Estado e que existem os chamados documentadores escolares, uma espécie de porta-vozes do setor em cada cidade. Em todo o Estado há 32 Núcleos de Educação.