As mortes por afogamento no Litoral dobraram nesta temporada, na comparação com a passada. Entre 20 de dezembro e ontem, foram seis casos fatais, contra três, registrados na Operação Verão 2012-2013. Das seis vítimas, duas foram encontradas mortas na água. Quatro morreram no trajeto ao hospital. Foi o que aconteceu com Aparecido da Silva, 60 anos, morador de São José dos Pinhais, que se afogou anteontem no balneário de Shangri-lá, Pontal do Paraná.

continua após a publicidade

Eram 15h30, quando os salva-vidas do posto Shangri-lá II o viram na água, junto com o primo. Minutos depois, observaram que ele boiava perto da primeira arrebentação. Mesmo a vítima estando em área rasa, os socorristas perceberam algo errado. Ao retirarem Aparecido do mar, perceberam que o homem não respirava. Na areia, teve parada cardíaca. Os guarda-vidas chamaram apoio aéreo e a tripulação do helicóptero Falcão IV, da Polícia Militar, mas o homem morreu no trajeto ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Os guarda-vidas acreditam que ele sofreu mal súbito, por isso se afogou em área rasa.

Sol e calor

Para o tenente Fernando Tratch, do 8.º Grupamento de Bombeiros, em Matinhos, o aumento do número de vítimas foi provocado pelo clima mais quente e aumento de dias ensolarados, se comparado à temporada passada. “Os feriados de Natal e Ano-Novo caíram no meio da semana. Tivemos quase 15 dias de feriado, por isso, mais pessoas desceram a serra. Mais gente significa mais chances de afogamento”, resumiu Tratch.

continua após a publicidade

Outro fator que reforça a constatação é o número de crianças que se perderam dos pais. Nesta Operação Verão, foram cerca de 500 casos, praticamente o dobro da temporada passada. “Todas foram entregues de volta aos familiares”, tranquilizou Tratch.

Informe divulgado ontem pela Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral) apontou aumento de 10% no número de veranistas, em relação ao mesmo período da temporada passada. Conforme o levantamento, até ontem, passaram pelo Litoral cerca de 1,7 milhão de pessoas, contra 1,5 milhão, em toda a temporada anterior.

continua após a publicidade