Doadores caem no Hemobanco e Hemepar

As doações de sangue caíram muito neste mês e, em contrapartida, o feriadão da Independência criou grande demanda por bolsas de sangue. O resultado disso é estoque em níveis críticos no Hemobanco e no Hemepar. Havia bolsas de sangue do tipo O suficientes apenas para atender a média diária de pedidos até ontem no Hemobanco. As duas instituições pedem doações de sangue com urgência para a recomposição dos estoques. O Hemobanco atende 70 hospitais de Curitiba e região, enquanto o Hemepar fornece sangue para transfusões em 40 hospitais na mesma área.

A enfermeira Rosimara Ganassoli, do Hemobanco, conta que neste mês caiu pela metade a quantidade usual de doadores. Seriam necessárias de 180 a 200 pessoas para manter os estoques tranquilamente. Mas neste mês estão aparecendo de 100 a 120 doadores por dia. “Estamos em situação bem complicada, principalmente depois do feriado. Houve queda no número de doadores e a necessidade por sangue é maior no feriado prolongado”, afirma.

Apelo

No Hemepar não há o cálculo da queda nas doações, mas a entidade faz o apelo para que as pessoas doem qualquer tipo de sangue porque os estoques estão muito baixos. A explicação é a mesma. Quando há um feriado, menos pessoas doam e há maior demanda por sangue.

Para doar, basta ter entre 18 e 67 anos, além de boa condição geral de saúde. Quem estiver doente, passando por tratamento médico ou usando algum tipo de medicamento deve ligar antes para saber se pode doar sangue. O Hemobanco fica na Rua Capitão Souza Franco, 290, Bigorrilho, próximo ao Hospital Evangélico. O telefone é 3023-5545. O Hemepar funciona na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV. Informações pelo telefone 3281-4000. Mais sobre a doação de sangue no site www.hemobanco.com.br ou www.saude.pr.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo