Contribuição

Doações ajudam a montar os acervos das tubotecas

Perto de completar um ano, as Tubotecas contabilizam quase 40 mil obras em seu acervo, demonstrando o crescente interesse da comunidade em contribuir para o sucesso do programa, criado para incentivar a leitura entre os curitibanos. Esse número foi alcançado em virtude das doações e parcerias estabelecidas entre a Fundação Cultural de Curitiba, pessoas físicas, empresas e instituições.

As Tubotecas são pequenas bibliotecas que funcionam dentro de estações tubo, onde usuários do transporte coletivo têm acesso livre aos títulos disponíveis. A leitura pode ser feita enquanto aguardam o ônibus, como também é permitido retirar um exemplar por vez, para continuar a leitura em casa, de forma gratuita e sem a necessidade de cadastro. Após a leitura, o livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Tubotecas em funcionamento: Estações Praça Rui Barbosa, Estação Central, Estação Praça Carlos Gomes, Estação Carlos Gomes e Estação Marechal.

O acervo das Tubotecas é alimentado pelo entusiasmo dos doadores de livros, que acreditam no potencial da leitura como instrumento de transformações. O professor e poeta Carlos Magno Corrêa Dias foi um desses entusiastas que recentemente forneceu 15 exemplares da sua obra “Antinomias ou Realidade?”.

Para o professor, o mais importante de todo o processo é o favorecimento da cidadania. “A comunidade é chamada a contribuir diretamente, sendo responsável pela sua manutenção, como por sua ampliação. Essa simbiose entre os distintos agentes da sociedade é que garantirá a continuidade do projeto”, avalia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo