Basta chegar um feriado prolongado para o número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) cair. Às vésperas do Carnaval, o fato se repete: a redução chega a quase 30%, segundo o diretor Vilmar Guimarães.
“Nesta época do ano, costuma haver redução de 20% a 30%. As pessoas vão para o litoral, para o interior, e se programam de maneira diferente”, diz. “Muitos acabam deixando a doação apenas para o retorno.” Normalmente, a coleta média é de 120 bolsas por dia.
Na tarde de ontem, foi possível verificar a queda. Na sala de coleta de sangue, com capacidade para até quatro pessoas, só havia uma doando: o estudante Leonardo Vicenzi, 21. “Como a doação deixa a gente meio cansado, preferi vir enquanto estou de férias”, explica Vicenzi, que é doador espontâneo há três anos. “Todas as pessoas que podem, deveriam doar”, recomenda. A técnica de enfermagem Dóris dos Santos Dias confirmou a diminuição no número de doadores. “O Hemepar fecha às 19h, mas muitas vezes há gente aqui à espera da doação depois desse horário. Hoje (ontem) está bem fraco”, conta.
Doador espontâneo
A meta do Ministério da Saúde, segundo o diretor do Hemepar, é que 2% da população candidata a doar sangue o faça. Assim, não precisaria existir o doador de reposição -aquele que tem familiar ou amigo internado, precisando de sangue. “Hoje, o índice é de 1,47%”, revela Vilmar Guimarães.
Segundo o médico, o Natal e o Ano-Novo foram períodos especialmente ruins em se tratando de coleta de sangue. “Felizmente, a demanda caiu igualmente”, conta. As doações vão principalmente para casos de cirurgia cardíaca, cirurgia de trauma, oncologia e anemia crônica. Esta semana, o Hemepar vai realizar coleta espontânea na Volvo (hoje), Hospital do Trabalhador (amanhã) e O Boticário, em São José dos Pinhais (na sexta-feira).
O Hemepar atende quase metade da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). São 380 hospitais no Estado, 40 apenas na Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo, há 24 unidades do Hemepar em todo o Estado.
Serviço:
O Hemepar atende de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 18h30. Maiores informações através do Disque Sangue: (41) 262-7676 ou 362-2030.Requisitos para a doação de sangue
Ter entre 18 e 65 anos de idade.
Peso igual ou acima de 50 quilos.
Estar em boas condições de saúde.
Ir alimentado (alimentação leve).
Homens pode doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três.
São coletados em média 450 ml de sangue e o material é totalmente descartado. Um doador pode salvar até quatro vidas.
Impedimentos para doação:
Gripe ou febre.
Comportamento sexual de risco para DSTs/Aids.
Gravidez ou amamentação.
Cirurgia de grande porte há menos de seis meses.
Ter tido hepatite após os 10 anos de idade.
Fonte: Hemepar