O Ligeirão, que será implantado no ano que vem no sistema de transporte de Curitiba, sairá do Terminal do Boqueirão e vai parar na Praça Carlos Gomes, no Centro da cidade. A implantação da nova linha foi revelada anteontem, com exclusividade a O Estado, pelo prefeito Beto Richa.

continua após a publicidade

José Antônio Andreguetto, diretor de transportes da Urbs, órgão que gerencia o sistema na cidade, explicou ontem que o Ligeirão fará um trajeto de 10 quilômetros em 20 minutos, contra os atuais 33 minutos com os comboios formados nos terminais.

A licitação para as obras de adequação das canaletas ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto acontecerá em janeiro. Provavelmente, os trabalhos começam em fevereiro e vão durar dois ou três meses, segundo Andreguetto. A linha entra em funcionamento logo em seguida. Estão previstos o desalinhamento das estações tubo, alterações na pista e a reprogramação dos sinaleiros na avenida, para diminuir ainda mais a quantidade de paradas.

A nova linha não vai parar nas estações tubo ao longo da Marechal Floriano, apenas nos terminais. As obras de adequação visam dar condições ao Ligeirão para ultrapassar outros ônibus que utilizam o mesmo espaço.

continua após a publicidade

Com a nova opção, a administração municipal pretende diminuir o tempo de viagem de muitos passageiros que fazem o deslocamento entre o Boqueirão e o Centro. A experiência servirá de modelo para a implantação do Ligeirão em outros eixos do sistema de transporte da cidade.