Dnit garante recursos para projeto Multimodal

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT), Luiz Antônio Pagot, anunciou na manhã desta quinta-feira (19) que o DNIT já possui os recursos necessários para a elaboração dos projetos de engenharia de todas as obras previstas no Plano Diretor Multimodal, que vai desativar a linha férrea que passa dentro de Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré e criar uma grande integração entre diferentes modais de transporte.

O anúncio foi feito na superintendência do DNIT em Curitiba em reunião com o prefeito Beto Richa e os prefeitos de Almirante Tamandaré, Vilson Rogério Goinski, de Araucária, Albanor Gomes e de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, e o superintendente regional do DNIT, David Gouvêa. O deputado Chico da Princesa e o vereador Mario Celso Cunha, líder do prefeito na Câmara Municipal, também participaram.

Durante o encontro, foi entregue formalmente ao diretor do DNIT o Plano Diretor elaborado em conjunto pela Superintendência do DNIT no Paraná e Prefeitura de Curitiba, e um ofício assinado pelos prefeitos da Região Metropolitana. Além dos prefeitos presentes, assinaram o documento os prefeitos de Colombo, José Antônio Camargo, Pinhais, Luiz Goulart, e São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

“Estamos muito próximos de concretizarmos um sonho de Curitiba e da Região Metropolitana de Curitiba, que será materializado com o apoio do DNIT. Este será um Plano importante pelos benefícios duradouros que ele trará para Curitiba e Região. O Plano Multimodal vai melhorar as condições de trânsito, integrar diferentes modais de transporte, promover o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Curitiba e também da região da CIC, fomentar o turismo, integrando Curitiba e o Paraná”, resumiu Richa.

Os recursos disponíveis para os projetos do Plano Diretor Multimodal somam R$ 8 milhões e virão do Programa de Segurança Ferroviária, que identificou no Brasil 921 locais onde há conflitos entre a ferrovia e as cidades ou rodovias. Segundo Luiz Antônio Pagot, atualmente há 42 obras em execução dentro do programa. Ele lembrou ainda que os projetos anteriores elaborados para desviar o ramal de Curitiba e região tinham restrições ambientais.

“Em Curitiba, nós conseguimos um traçado ideal, com o mínimo de impacto. O Plano Multimodal é um projeto inovador, principalmente pelos resultados que vai alcançar. Ele vai reduzir os conflitos e gerar oportunidades e economicidades. O Plano caminha para ser um projeto completo – não lida apenas com a retirada dos trilhos de dentro das cidades. Ele envolve questões sociais como a relocação de famílias que vivem em área de risco, transporte, com a integração de modais, e uma malha cicloviária de abrangência metropolitana. Isso agrada o governo federal”, disse Pagot.

O diretor ressaltou que a partir de agora será importante incluir o Plano no PPA (Plano Plurianual) e no orçamento de 2010 do governo federal. A partir de agora, Prefeitura de Curitiba e DNIT farão o Termo de Referência Técnica, Estudos de Viabilidade Econômico-Ambientais e o Termo de Referência Ambiental, documentos necessários para que os projetos possam ser licitados pelo DNIT.

A expectativa de Pagot é licitar os estudos e projetos de engenharia daqui a 60 dias. Para a elaboração do projeto e do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) serão necessários aproximadamente nove meses. Se tudo der certo, segundo Pagot, a licitação para as obras pode acontecer no primeiro semestre de 2010.

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