O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Paraná espera que, caso o processo de edital e licitação transcorra rapidamente, a reconstrução do trecho da ponte da BR-116 sobre a Represa do Capivari comece ainda no final de 2005 ou no início de 2006. ?Essa é uma previsão otimista devido à emergência da obra?, explica o coordenador e engenheiro do órgão, Celso Fernandes Ribeiro.
Ele conta que o projeto final para a ponte ser reerguida está sendo concluído pelos engenheiros do Dnit no Estado. Depois segue para Brasília para ser iniciado o processo de licitação. Depois de iniciada a obra, a conclusão deve levar entre 10 e 12 meses. ?O processo de reconstrução terá duas fases. Na primeira serão feitos reforços nos pilares de sustentação e então será refeito o trecho que caiu?, explica Ribeiro.
Já as obras emergenciais de contenção e terraplenagem do aterro no trecho devem terminar dentro do prazo, até 25 de julho, mesmo com as chuvas. O Dnit previu 180 dias para concluir essa obra a partir do dia em que a cabeceira da ponte cedeu, em 25 de janeiro. ?Só falta finalizar um muro de contenção para estabilização da terra, que vinha cedendo?, afirma o coordenador do Dnit.