O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, anunciou ontem, em Curitiba, que o Paraná vai receber uma série de obras dentro do Contrato de Conservação, Restauração e Manutenção (Crema) de rodovias.

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O programa abrange 32 mil quilômetros de estradas em todo o País e 564 quilômetros no Estado, segundo informações da Superintendência do Dnit no Paraná. Várias regiões do Estado receberão reparos, de norte a sul, em um total de 11 trechos (veja quadro).

Entre os mais próximos à capital está um na BR-376, no contorno sul de Curitiba, e outro na BR-476, entre Curitiba e Araucária, na Região Metropolitana. Segundo o Dnit, serão investidos R$ 131 milhões nas obras.

A expectativa é que os trabalhos comecem no início do ano que vem. Pagot comentou que em todo o País os reparos devem ser feitos até 2014. “Estamos na fase de licitação das obras”, adiantou.

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Trem

Na manhã de ontem, Pagot conversou com engenheiros do Instituto de Engenharia do Paraná e conheceu o projeto do trem de alta velocidade, que faria o trajeto de São Paulo a Curitiba em apenas 100 minutos. À tarde, ele se encontrou com empresários na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

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O diretor disse que não tem condições de avaliar a viabilidade do projeto, uma vez que é preciso conhecê-lo melhor e fazer vários cálculos para isso. Porém, garantiu que o custo previsto, que giraria em torno de R$ 6 bilhões, está dentro do esperado.

“Considerando que o trem que já estamos trabalhando, que vai do Rio (de Janeiro) até Campinas, passando por São Paulo, é de R$ 14 bilhões, o valor deste que ainda está em projeto é compatível”, comparou. O trem de Curitiba a São Paulo, no entanto, ainda não está previsto no orçamento do governo federal.

Hoje, Pagot estará em Maringá, noroeste do Paraná, onde vai se encontrar com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Ambos entregarão a ordem de serviço que dará início às obras do contorno norte de Maringá, orçada em R$ 145 milhões. A obra deve ser concluída em 2011.

Além desta via, Pagot deverá comentar ainda a respeito de um outro contorno em Cascavel, no oeste – que, segundo ele, também já está em fase de contratação para as obras – e um em Santo Antônio da Platina, no norte.