Diversão e criatividade na malhação de judas

Como acontece todo Sábado de Aleluia, judas não escapou da malhação, ontem de manhã, em Curitiba. Em diversas regiões da cidade, bonecos do homem considerado o traidor de Jesus foram confeccionados com serragem, jornal, espuma e roupas velhas. Muitos assumiram o semblante de personalidades atuais, como políticos, empresários corruptos e esportistas.

?O costume de malhar o judas no dia anterior à Páscoa já foi muito mais forte na capital. Antigamente, havia bonecos para serem malhados em quase todas as ruas. Hoje, isso já não acontece mais. São poucas as pessoas que procuram manter a tradição?, comentou o empresário Hilário Gulin, que ontem fez a alegria da família e dos vizinhos em Santa Felicidade, bairro onde mora.

Junto com a esposa Regina Gulin, Hilário confecciona os bonecos há trinta anos, desde que o seu primeiro filho nasceu. Desta vez, ele elegeu o jogador de futebol Romário como judas. O motivo foram os mil gols que o atleta prometeu fazer e ainda não completou. ?Resolvemos homenageá-lo para que ele saiba que não estamos satisfeitos com o descumprimento de sua promessa?, afirmou Regina.

No bairro Taboão, na residência do marceneiro Ronaldo Wanderlei Lemeque, a malhação de judas acontece há cinqüenta anos e ontem começou cedo. No ano passado, políticos envolvidos com o esquema do mensalão assumiram o papel do personagem bíblico. Este ano, o presidente Lula, o ministro da Defesa Waldir Pires e os controladores de vôo foram considerados os traidores. ?Essas pessoas traíram a confiança da população brasileira, sendo as responsáveis pela crise aérea?, explicou.

Entre as crianças que participaram da brincadeira no Taboão, Murilo Costa Chela, de 10 anos, era uma das mais animadas. Ele foi trazido de Santa Catarina pelo avô, Janir Costa, apenas para participar da malhação na companhia de familiares curitibanos. ?Em Santa Catarina não existe o hábito de malhar o judas. Murilo gosta muito da brincadeira e eu sempre o trago?, declarou Janir.

Ainda em Curitiba, bonecos de judas foram vistos pendurados em postes e árvores no Parque Tingüi e na Avenida Iguaçu, no Água Verde. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo