As obras de pavimentação asfáltica do Jardim Florada, no distrito rural de São Luiz (distante 32 km ao sul de Londrina), já estão na fase de construção de galerias pluviais. A empresa executa o serviço já retirou todo o moledo e preparou o terreno para construção das calçadas e plantio de grama. O serviço foi iniciado no começo deste mês e a empresa tem quatro meses para concluir a obra.
As galerias vão drenar a água da chuva para evitar erosão do solo e enchentes nas ruas. A drenagem é feita por valas, dissipadores e bocas de leão – captadores de água pluvial, que, por meio de tubos subterrâneos de concreto, fazem a ligação até o rio mais próximo. A obra do Jardim Florada é executada em quatro fases: drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização e sinalização de trânsito.
Dois caminhões basculantes, duas pás-carregadeiras e uma motoniveladora movimentam 12 funcionários na obra nesta semana, para executar o projeto que prevê asfaltamento de mais de cinco quilômetros de vias, construção de dois quilômetros de galerias, um quilômetro de calçadas com rampas de acesso a cadeirantes, plantio de 1.720 m de grama em placa e 41 mudas de árvores. A obra foi contratada pelo valor de R$ 285.448,90, que serão pagos com recursos do programa Paraná Cidade (antigo Paraná Urbano 2), financiado pelo Banco Mundial. Os moradores acompanham o serviço animados com a vinda do asfalto. “A gente está contente com a obra”, comentou Joventina Piugozi, aposentada, moradora do bairro há oito anos. Para ela, além de facilitar o acesso, com o asfalto haverá mais limpeza e qualidade de vida. “É muito barro, muita poeira. Quando chove não dá para sair de casa. Agora vai melhorar tudo e a casa vai parar limpa”, ressaltou Joventina.