O governo do Paraná mantém o número 0800-643-5544, com ligação gratuita, para quem precisa contratar pequenos serviços no litoral. Por meio da Central do Profissional Autônomo (CPA), é possível encontrar pedreiros, diaristas, babás, encanadores, eletricistas e outros trabalhadores que atuam por curto período de tempo, sem vínculo empregatício. O pagamento é realizado, pelo contratante, ao término do trabalho.
Além de aproximar quem precisa e quem presta os serviços, a CPA orienta quanto ao preço médio cobrado e garante mais segurança tanto para o contratante como para o trabalhador.
“O serviço já existe em outras cidades do Estado e é exemplo para todo o País. Nas praias, ele é muito útil, porque o turista não sabe onde procurar um encanador de confiança, quando há vazamento e, se alguém recomenda um conhecido, o preço nem sempre é justo”, exemplifica o secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fernando Peppes.
Para efetuar o cadastro, é necessário que o trabalhador apresente cópia do RG, CPF, título de eleitor, reservista, comprovante de residência e carteira de trabalho (cópia da página com foto, registro e PIS).
O candidato também deverá ter em mãos uma carta de recomendação e três números de telefones para referência. O empregador, no momento que liga para a central, recebe três currículos na área solicitada e escolhe o profissional que deseja contratar.
O Paraná foi primeiro Estado a oferecer este tipo de facilidade. O serviço foi implantado em 1996 e hoje são dez unidades da Central do Profissional Autônomo, na capital e em Ponta Grossa, Paranavaí, Dois Vizinhos, Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão, Castro, Francisco Beltrão e Cianorte. Os interessados podem ligar ou procurar pela Agência do Trabalhador Sine mais próxima.