O Disque Idoso Paraná, serviço gratuito oferecido às pessoas idosas de todo estado, registrou 4.450 atendimentos no período de janeiro a novembro deste ano, aumento de 11% em relação ao ano anterior (3.948 atendimentos). O Disque idoso é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Sets).
Das 4.450 ligações, 2.200 são pedidos de orientações como de ordem jurídica, contatos de instituições públicas, herança e partilha de bens, direito ao transporte, maus tratos, serviços de saúde, registrando crescimento em relação ao ano passado.
As denúncias somaram 2.250 ligações e as mais recorrentes foram de agressões verbais e psicológicas (27,5%), negligência e abandono (17%), apropriação indébita (16%), agressão física (11,5%), agressões diversas por uso de substâncias psicoativas (8%), abusos e ameças (6%) e cárcere privado (6%). A maioria dos contatos são anônimos e aqueles que se identificam têm seu nome preservado.
Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o atendimento do Disque Idoso está mais conhecido no estado e o aumento das ligações mostram que a população paranaense está conscientizada e não tolera mais os maus tratos contra pessoas idosas.
“Quando o serviço recebe uma denúncia, esta é registrada e repassada para o órgão responsável em solucionar o problema. Depois de alguns dias é feito um retorno para saber o que foi feito sobre o assunto, qual o encaminhamento tomado e a solução dada ao problema”, explica.
O Disque Idoso Paraná atende pelo 0800 410001, ou pelo endereço eletrônico disqueidoso@sets.pr.gov.br, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
O serviço tem como objetivo orientar as pessoas idosas em situação de risco, sobre seus direitos e deveres. No Paraná estima-se que residam cerca de 1,2 milhão idosos. Segundo o último censo do IBGE, 11% da população paranaense é idosa, número acima da média nacional.