Foto: João de Noronha/O Estado |
Tensão toma conta dos candidatos no momento das provas. continua após a publicidade |
O dia de hoje marca o início da definição do futuro de 13.958 candidatos aprovados na primeira fase do vestibular 2005 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na fase inicial do concurso, eles deixaram para trás 32.128 concorrentes, porém ainda têm uma árdua tarefa: conquistar uma das 4.094 vagas disponibilizadas pela instituição. Do total de candidatos da segunda fase, 2.921 são cotistas e concorrem a 1.642 vagas reservadas a eles por lei.
Os portões do Centro Politécnico, Jardim Botânico, Setor de Ciências Agrárias e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Prado Velho, onde serão realizadas as provas, serão abertos às 13h e fechados às 13h30. A duração da avaliação, que engloba Compreensão e Interpretação de Textos e Redação, é de cinco horas. Amanhã serão realizadas provas específicas daqueles candidatos inscritos em 24 cursos, que optaram por fazer a prova específica, na PUC e no Departamento de Artes da UFPR. Os portões também serão abertos às 13h e fechados às 13h30.
O ensalamento está disponível no site www.nc.ufpr.br e mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3266-0909.
Concorrência
No concurso vestibular deste ano, o curso mais concorrido é o de Medicina, que no início da disputa tinha 31,27 candidatos por vaga. Os candidatos do curso apresentaram a melhor média da primeira fase do concurso: 63,60. A segunda melhor média da primeira fase – 58,20 – ficou com o curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.
Os candidatos de Direito (manhã), com a concorrência de 25,58 candidatos por vaga, tiveram média de 54,40 e os de Comunicação Social – Jornalismo 53,40. A média geral dos aprovados à fase que se inicia hoje foi de 45,57, considerada baixa em comparação com 2004.
Este é o segundo ano em que o vestibular da UFPR é realizado em mais de uma fase, o que, segundo os organizadores, deixou o processo mais criterioso e direcionado às particularidades de cada curso.