Diretran muda o trânsito no Capão da Imbuia

Os motoristas que passarem hoje pelo cruzamento das ruas Professor Nivaldo Braga com Leopoldo Belczak, no Capão da Imbuia, em Curitiba, vão receber dos técnicos da Diretran um folheto com informações sobre o caminho que eles deverão percorrer. A partir das 9h, será proibida a conversão à esquerda neste cruzamento tanto para quem vem pela Rua Nivaldo Braga quanto para quem segue pela Rua Leopoldo Belczak.

A medida tenta melhorar o trânsito em toda a região, que fica próxima ao terminal Capão da Imbuia e é caminho para quem vai ao Detran. Os agentes municipais de trânsito vão orientar os motoristas durante alguns dias, mas o cruzamento estará totalmente sinalizado para que o motorista não tenha dúvidas. Ontem os comerciantes, moradores e pedestres foram orientados sobre as mudanças.

A proibição de conversão à esquerda neste cruzamento também pretende reduzir os riscos de acidentes, comuns nos pontos onde é permitido ao motorista fazer este tipo de manobra. Nas vias em que há tráfego nos dois sentidos a conversão à esquerda exige cuidado redobrado dos motoristas e coloca em risco a travessia dos pedestres. “Nem sempre o semáforo no local da conversão resolve o problema”, justifica o chefe do setor de operação do trânsito da Diretran, Pedro Darci da Silva Júnior.

Com base em pesquisas de volume de tráfego, número de pedestres que fazem a travessia, ocorrência de acidentes e congestionamentos, além das solicitações feitas pela população, os técnicos da Diretran estudam o impacto das proibições de conversão à esquerda que dão mais fluidez ao trânsito e reduzem os riscos de acidentes. Foi o que aconteceu nos cruzamentos da Rua Benjamin Lins (prolongamento da Avenida do Batel) com a Rua Coronel Dulcídio, Benjamin Lins com a rua Buenos Aires e Benjamin Lins com a Rua Angelo Sampaio.

Nas cruzamentos das canaletas dos ônibus biarticulados, onde ainda é permitida a conversão, o motorista é alertado sobre os riscos da manobra, mas estas conversões também deverão ser proibidas. É o que deve acontecer, por exemplo, no cruzamento da rua Visconde de Nacar com a avenida Vicente Machado, no centro. Dentro de poucos dias a placa que indica “conversão perigosa à esquerda” será substituída por outra de proibição da conversão. O mesmo deve ocorrer em outros corredores de transporte onde os motoristas ainda têm a possibilidade de fazer a conversão como na Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenida Sete de Setembro e Avenida República Argentina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo