Foto: PUCPR

Aula dialogada: conhecendo o funcionamento do jornal.

continua após a publicidade

O diretor de O Estado, Mussa José Assis, ministrou na noite de segunda-feira, palestra de encerramento do ano letivo para alunos do 1.º ano de Comunicação Social-Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ele incentivou os estudantes a lerem mais, aprofundarem conhecimentos específicos, dominarem técnicas e aproveitarem todas as oportunidades de trabalho.

Durante uma hora e meia de conversa e aula dialogada nas dependências do jornal, os universitários tiveram a oportunidade de conhecer a história e a vida do jornalista. Mussa contou sobre como ingressou no mundo da comunicação social e falou sobre ética, mercado de trabalho, atualização profissional, salário e veículos impressos. Também analisou a revolução que está acontecendo na área, em parte decorrente da tecnologia e da informatização. Salientou também a importância do estudante e do profissional serem bem informados. ?A melhor maneira de buscar o conhecimento é por meio da leitura?, sublinhou.

Impossibilitado de acompanhar os acadêmicos por força maior, o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, enviou ofício de agradecimento ao jornalista, lido na abertura da sessão por um acadêmico. ?De público, reitero admiração, gratidão e apreço ao reitor pela mensagem afetuosa e também pelo trabalho diretivo que vem desenvolvendo nos campos da educação, da saúde e das comunicações em benefício da população paranaense e da sociedade brasileira?, declarou.

Internet

Depois de ser questionado pelos alunos se acreditava que o jornal impresso poderia estar ameaçado pela comunicação on-line, o ex-professor de Jornalismo Impresso da PUCPR sentenciou: ?O jornal impresso nunca vai acabar. As duas mídias são aliadas. A internet está ajudando os jornais impressos. Nada tira a credibilidade da notícia documentada por meio da impressão. As três coisas que mais dificultam o aumento das tiragens dos jornais são o grau educacional da população, a falta de hábito de leitura e a renda baixa da maioria da população.?

continua após a publicidade

Na seqüência, acompanhados pelo diretor de Redação, Francisco José Zerbeto Assis, os primeiranistas de Jornalismo da PUCPR visitaram a redação e o parque gráfico do Grupo Paulo Pimentel. Tiveram oportunidade de conferir o fechamento das editorias e a impressão de O Estado e Tribuna do Paraná. Conheceram em detalhes cada etapa do processo, até a distribuição do jornal. E, em primeira mão, ganharam a edição de ontem de O Estado.