Diplomas da Vizivali poderão ser validados

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) poderão validar os diplomas dos professores que fizeram o curso do Programa de Capacitação para Docentes pela Faculdade Vizivali (localizada em Dois Vizinhos, sudoeste do Estado).

A possibilidade foi aberta ontem à tarde, quando deputados paranaenses derrubaram o veto ao projeto de lei do deputado Péricles de Mello (PT), feita pelo governador Roberto Requião.

O projeto solicitava que as duas universidades registrassem os diplomas. Agora, a possibilidade depende da aprovação da lei na Assembleia Legislativa do Paraná. A derrubada do veto foi unânime.

Na época, o projeto foi considerado inconstitucional, sob a alegação de que caberia somente ao Conselho Estadual de Educação e à Secretaria Estadual de Educação legislar sobre o assunto.

Mas com a derrubada do veto, o deputado espera que o projeto seja aprovado nos próximos dias. Ele considerou que agora os professores têm mais uma ferramenta legal nas mãos.

O curso da Vizivali foi criado em 2002, mas iniciou apenas em 2003. Desde então, uma série de impedimentos legais fez com que os professores não chegassem a conseguir seus diplomas. O problema atinge 35 mil pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna