Na busca de subsidiar ações para a erradicação do trabalho infantil e reorientar os programas governamentais já existentes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) realizou o Mapa do Trabalho Infanto-juvenil no Paraná, estudo que foi divulgado nesta terça-feira (12) durante um seminário sobre trabalho infantil, promovido pelo Governo do Estado.
O Paraná está entre os estados brasileiros onde há maior redução no número de crianças e adolescentes trabalhando. Com base em informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, no período 2001-2005, do total de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, há indicativos importantes de diminuição do trabalho infantil no Estado, que passou de 333.758 (22,32%) para 309.446 (20,84%).
A queda de 1,48 pontos percentuais no número de adolescentes ocupados nesta faixa etária no Paraná é superior à média nacional que apresentou diminuição de 0,74 pontos percentuais no mesmo período, para a faixa etária equivalente.