Foto: João de Noronha/O Estado

Frente fria que entrou ontem no Estado trouxe chuvas irregulares em todo o Paraná.

continua após a publicidade

A simples comparação dos níveis das barragens que abastecem Curitiba e Região Metropolitana no primeiro dia de agosto e ontem, um mês depois, dá a noção exata de como a estiagem vem afetando a população. Com um mês marcado pelo baixíssimo índice de precipitação, o reflexo nas barragens não poderia ser outro. Segundo a Sanepar, a barragem de Piraquara, no início do mês, estava a 4,98 metros abaixo do nível normal e ontem estava a 6,36 m, o que representa uma redução de 1,38 m. Iraí teve uma redução de 51 centímetros, passando de 3,60 abaixo do nível para 4,11 m. Até mesmo a barragem Passaúna, que é a menos prejudicada, teve uma redução de 11 centímetros.

Porém, para setembro, a expectativa aponta para dias mais chuvosos, o que deve recuperar, pouco a pouco, o nível das barragens. Ontem uma frente fria que entrou no Estado trouxe chuvas irregulares em todo o Paraná. Na região oeste, nas proximidades de Cascavel, e sul, o volume de água registrado foi maior – em Guarapuava, chegou a 10 milímetros – e para hoje, primeiro dia do mês, são esperadas mais chuvas. ?Há várias áreas de instabilidade, mas as chuvas mais representativas devem ocorrer apenas sábado (amanhã)?, diz o meteorologista Samuel Braun, do Institituto Tecnológico Simepar. Com o aumento da nebulosidade, as temperaturas também tendem a cair. ?Mas na semana que vem, o frio aumenta ainda mais, em função da entrada de uma massa de ar frio no Estado.?

Apesar de comemorada, a chuva não representou alívio no sistema de abastecimento de água do Paraná. Porém, ao menos, trouxe de volta o bom índice de umidade.

Interrupção

Apesar de estarem fora do rodízio do racionamento, moradores dos bairros CIC, Caiuá, Diademas I e II, Moradias Sabará, Morro do Juramento e Vila Conquista, em Curitiba, podem ficar sem água na tarde de hoje. O motivo é o trabalho da Sanepar para a interligação de redes no sistema Passaúna. O serviço tem início às 14h e a normalização do abastecimento está prevista para as 19h. O serviço tem como objetivo gerar maior segurança operacional ao abastecimento público de água de Curitiba.

continua após a publicidade

Já no domingo, quem pode ficar sem água são os moradores de alguns bairros do município de Inácio Martins, próximo a Irati, região sul do Paraná. O motivo é o corte do fornecimento de energia elétrica pela Copel. No total, ficarão sem água 5.250 pessoas, caso não tenham reservatório domiciliar. O serviço será iniciado às 11h e a normalização do abastecimento está prevista para 20h.

Conta

A partir de hoje, a conta de água enviada pela Sanepar à população será mais completa. Além dos resultados dos parâmetros de qualidade de água que já são informados pela empresa, as novas contas irão apresentar informações sobre a quantidade de análises que devem ser executadas, em cumprimento à portaria 518 do Ministério da Saúde. A quantidade de amostras analisadas e a quantidade de amostras que atenderam aos padrões de potabilidade também estarão contidas na nova conta. A conta também traz um campo onde são apresentados comentários sobre os dados informados. Os usuários da Tarifa Social também terão em suas contas informações mais claras sobre o valor do benefício.

continua após a publicidade