Quinze minutos de exercícios físicos. Essa foi uma das obrigações dos curitibanos ontem. Eles participaram do Dia Mundial da Atividade Física, conhecido também como Dia do Desafio. O objetivo da data é incentivar a prática de exercícios no mundo inteiro. Para estimular ainda mais os habitantes, Curitiba concorreu com as cidades de Monterrey (México) e Houston (Estados Unidos) para constatar onde foi registrado o maior número de pessoas realizando atividades.
O movimento começou no Canadá e é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Esse foi o terceiro ano consecutivo que Curitiba participou do Dia do Desafio. No ano passado, concorreu com a cidade de Quito (Equador) e perdeu a competição. A capital daquele país conseguiu mobilizar 36,73% da população local, enquanto Curitiba alcançou 28,5%.
A meta este ano era atingir 35% dos mais 1,5 milhão de habitantes. ?A competição é mais para estimular os cidadãos a participarem e ainda promove a interação de cidades do mundo todo. O vencedor não ganha nada?, explica Ricardo Valentini, da coordenação do evento, organizado pelo Sesc Paraná. Além de Curitiba, 77 cidades paranaenses e mais de mil em todo o mundo integraram o movimento.
Na Boca Maldita, centro da cidade, os curitibanos tiveram acesso a recreação e diversas apresentações, como de Tai Chi. Os espectadores foram convidados a realizar os mesmos movimentos.
GPP
O Grupo Paulo Pimentel (GPP) também participou do Dia Mundial da Atividade Física. Os funcionários se reuniram no estacionamento da empresa e realizaram alongamento, ginástica laboral e aeróbica com dança. A duração superou os 15 minutos previstos. Os trabalhos foram comandados por dois acadêmicos de Educação Física. O GPP integra o movimento desde a primeira edição em Curitiba.