Dia decisivo para 46 mil vestibulandos

Cerca de 46 mil estudantes passarão hoje por um momento decisivo por todo o próximo ano. A primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada integralmente em Curitiba, começa às 14h e a recomendação é que o candidato esteja atento a horários, locais de prova, transporte, documentação e exigências para que corra tudo bem. Porém, para a reitora em exercício, Maria Tarcisa Silva Bega, a primeira palavra para quem vai prestar vestibular hoje é ?calma?.

?A recomendação é aquela que antecede a qualquer grande evento na vida: descansar ao máximo, não estudar até o último minuto, ter uma alimentação leve?, enfatiza. Ela avisa ainda sobre o que o vestibulando não pode esquecer em casa, além da tranqüilidade. ?É preciso levar um documento de identificação, preferencialmente a identidade, e o certificado da matrícula?, lembra. Quem ainda não está com o certificado em mãos, deve se apressar: está disponível no site www.nc.ufpr.br. O ideal é retirá-lo o quanto antes, já que o site pode congestionar com número excessivo de acessos.

Além disso, lembra Maria Tarcisa, é sempre bom levar mais de uma caneta e esquecer dos aparelhos eletrônicos. ?Será pedido para retirar relógios e os celulares deverão ser desligados; caso contrário, pode-se criar situação de estrese com os fiscais. Os horários serão marcados no quadro, o aluno saberá quanto tempo falta para terminar a prova.? Alimentos também não serão permitidos. ?Pode acontecer situação excepcional, mas a orientação é que não levem.? Já água é uma recomendação, bem como roupas frescas e confortáveis.

A reitora em exercício faz uma observação importante: ?Se alguém precisar de algum atendimento de última hora, como acidente ou doença, deve ligar para o núcleo de concursos antes da prova. Tem o telefone no guia do vestibulando?, indica. A orientação vale tanto para a perda de documentos quanto para uma necessidade especial, como machucados ou fraturas, por exemplo. Nesses casos, o núcleo de concursos dará indicações necessárias e até remanejará ensalamento, se preciso.

Para quem é de fora e ainda não foi conhecer o local de provas, fica a dica: ?Muitos não conhecem a cidade; procure fazer o percurso antes e, se estiver na casa de um conhecido, peça que o leve. Vale a pena ir mais cedo e esperar do lado de dentro do portão, sem correr o risco de ficar para fora.? É bom recordar que os portões têm fechamento às 13h30 e as provas começam às 14h, impreterivelmente. ?O ideal é sair cedo para chegar com tranqüilidade.?

Avisos

Na Rua Imaculada Conceição, próximo ao campus do Prado Velho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) não será permitido estacionar hoje em nenhum dos lados da pista. Apenas embarques e desembarques poderão ser feitos. A medida valerá no trecho entre a estação- tubo PUC e o cruzamento com a Rua Comendador Roseira, que também terá estacionamento totalmente proibido. A Diretran  fará controle rigoroso na Rua Lothário Meissner, que dá acesso ao campus Jardim Botânico da UFPR. O estacionamento já é proibido, mas a fiscalização se dará no sentido de controlar ao máximo os motoristas para que não haja congestionamentos.

As linhas de ônibus que dão acesso aos 30 locais de provas  serão reforçadas e onze linhas especiais funcionarão apenas hoje para atender ao vestibulando. A tarifa domingueira de R$ 1 valerá para todos os itinerários. Mais informações podem ser obtidas com a Urbs, pelo fone 156.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo