continua após a publicidade

Hoje os cristãos comemoram o Dia de Reis e o grupo de Maringá, Unidos com Fé, encerra a apresentação da Folia de Reis que começou no dia 24 de dezembro. Nesse período, sem descanso, eles visitaram dezenas de casas levando mensagens natalinas e pedindo a bênção do menino Jesus aos moradores. Muitas vezes a andança começava pela manhã e só acabava depois da meia-noite.

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVII. Na época, tinha a finalidade de divertir o povo, mas depois ganhou um caráter religioso. Dela, participam cantadores e instrumentistas que percorrem as casas entoando versos sobre a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

Para dar tempo de atender todos os moradores que solicitam a visita, o grupo sai cedo de casa. Primeiro passa na igreja para receber a bênção do padre e, em seguida, sai em procissão pela cidade. "O nosso embaixador da fé é mineiro e tem muita criatividade durante a folia", fala um dos integrantes do Unidos pela Fé, Marcos Antônio Menegueli.

continua após a publicidade

Nas casas, o grupo de cantadores e instrumentistas recebe prendas e também é convidado para fazer as refeições, momento em que dá uma pausa para o cavaquinho, o violão, a viola, o pandeiro e o tambor. Aproveita também para descansar e ganhar forças para seguir em frente. Normalmente 30 moradias são visitadas por dia, passando de 300 no final da festa. "É cansativo, sentimos dor em alguns momentos, mas quando a gente vê a alegria no rosto de quem nos acolhe, compensa", fala.

O grupo tem mais de 30 anos e congrega pessoas de várias idades, alguns têm apenas dez anos e os mais velhos chegam aos 75. Durante os dias da semana participam cerca de doze pessoas, mas aos sábados e domingos o número chega perto de vinte, sem contar as pessoas que gostam de acompanhar os cantores durante parte do trajeto.

continua após a publicidade

O Unidos pela Fé encerra hoje as suas atividades com a chegada final na Igreja São Francisco de Assis, em Maringá, e a apresentação do espetáculo Dia de Reis. Mas no dia 14 será realizada uma festa para a comunidade com as prendas recebidas durante as apresentações.