Rogério Luiz de Lara, de 20 anos, não sabia explicar o que sentia após conferir o seu nome entre um dos 5.582 calouros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgado ontem, no Campus Agrária, em Curitiba. Rogério faz parte dos mais de 27% aprovados na UFPR que já iniciaram outros cursos e que agora mudaram de ideia.
“Quando estava no terceirão, fiz vestibular para Ciências Biológicas e passei. Fiz um semestre e larguei. Depois de dois anos de cursinho, consegui agora passar em Medicina. Estou muito feliz, por mim e pelo meu pai, me esforcei muito”, comemora.
Primeiro lugar em Medicina, o curso mais concorrido da UFPR, com mais de 34 candidatos por vaga, Paola Wyatt Brock, de 17 anos, diz ter valido a pena um ano inteiro de total dedicação aos estudos.
“Ia para a aula de manhã, fazia todos os exercícios propostos à tarde e às vezes ia para a aula à noite. Fui muito disciplinada e isso contou para o resultado”, conta.
Do total dos aprovados, 84,3% têm até 23 anos de idade e 93,4% são solteiros. Segundo a UFPR, 73,7% nasceram no Paraná e 70,4% moram em Curitiba ou região metropolitana. Pouco mais da metade nunca fez cursinho pré-vestibular.
A divulgação do resultado da UFPR poderia ter saído antes, se não dependesse da liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tiveram 10% na composição da nota final da UFPR e cujo resultado saiu somente na última quarta-feira à noite.
“Procuramos dar todo o apoio na reformulação do Enem, na proposta do Ministério da Educação (MEC) de torná-lo mais amplo e completo”, afirma o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
Sobre como vai ser o uso do Enem neste ano, a UFPR deve definir ainda no primeiro semestre, após discussão no Conselho Universitário. A tendência é que o vestibular próprio da UFPR seja mantido, ao contrário de outras faculdades que adotaram o Enem em substituição a seus vestibulares.
Matrícula
O registro acadêmico dos aprovados acontece de 1.º a 5 de fevereiro, no prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. As aulas começam dia 1.º de março. Aos que não passaram, resta aguardar a divulgação da segunda chamada, no dia 19 de fevereiro.
UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou ontem a lista com a sobra de vagas do vestibular. A lista está disponível para consulta no site da instituição (www.daa.uem.br).
Todo candidato classificado em lista de espera pode fazer a solicitação de vaga pelo site até amanhã. O sistema fará a classificação dos aprovados e, na próxima segunda-feira, será publicada a lista dos aprovados.