Os parques e as praças da cidade foram os destinos mais procurados por pais, tios e avós que quiseram fazer do dia 12 de outubro um dia especial para as crianças.
Assim como em outros anos, um dos locais mais visitados, ontem, na capital foi o Parque Barigui. As secretarias municipais do Esporte e Lazer, Antidrogas, Saúde e Defesa Social organizaram diversas atividades recreativas no Barigui e em outros espaços de Curitiba. Só no Barigui, os organizadores esperavam atender mais de 50 mil pessoas.
Algumas famílias chegaram ao parque bem cedo para reservar uma das churrasqueiras e preparar o almoço do dia especial. Foi o caso das famílias Pereira, Oliveira e Miyasaki.
Amigos em função dos laços familiares, eles fizeram do Dia das Crianças, um dia de diversão para todas as gerações integrantes do grupo. “Qualquer data comemorativa é motivo de festa entre a gente, costumamos ficar sempre juntos”, comentou a matriarca da família Pereira, a aposentada Marli, de 64 anos, mãe do auxiliar contábil Rondinelli, de 30 anos.
“Além de festejar o Dia das Crianças comemoramos o nascimento da minha esposa, a aniversariante do dia”, revelou Rondinelli, um dos encarregados de “madrugar” no parque para preparar as carnes do churrasco. “Mesmo cansando, vale a pena trazer as crianças e aproveitar o dia assim”, conta a aniversariante Sonia, de 32 anos.
A maioria dos pequenos visitantes, no entanto, preferiu desfrutar dos brinquedos montados para a celebração. Na companhia da mãe e dos padrinhos, a pequena Sofia ficou dividida entre andar de bicicleta e brincar no pula-pula.
“Desde muito cedo comecei a trazer a Sofia para o parque, ela adora”, atestou a mãe Paula Ferreira, de 22 anos. A mãe acredita que nessa idade a criança não precisa saber que dia é, só precisa brincar.
Mesmo assim, os padrinhos Cristiane Scandelari, de 24 anos e Thomaz Felipe Rocco, de 26 anos, cobriram a menina de presentes. “Não dá para resistir”, justificou a madrinha, revelando que deu uma boneca, um estojo de maquiagem e um cavalinho para a afilhada. “Os avós dela também encheram de presentes, somente eu tento manter a linha”, explicou Paula.
Longe do tumulto
Aqueles que preferiram lugares mais calmos para entreter as crianças também tiveram sucesso na procura. No início da tarde de ontem, o movimento de pessoas era tranquilo na Praça do Skate ou Praça do Gaúcho, como é conhecido o espaço próximo ao Cemitério Municipal.
A aposentada Alzira Bley levou os netos Miguel Teixeira de Freitas, de 7 anos, e Hugo Teixeira de Freitas, de 3 anos, para deslizar na praça no intervalo das manobras dos skatistas presentes no local.
“No Dia das Crianças do ano passado dei um skate para eles”, disse a avó. O namorado dela, Paulo Soares, apoia o interesse dos meninos. “Andei muito quando era mais novo e acho que eles seguirão pelo mesmo caminho”, comentou Soares.
Programação estendida
As regionais da prefeitura de Curitiba seguirão com uma programação para as crianças até o próximo domingo. De acordo com o Secretário Municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, as ações englobam recreações, oficinas manuais, pintura infantil, cama elástica, jogos, shows musicais e brincadeiras para crianças de todas as idades.