Devotos de Nossa Senhora Imaculada Conceição vão tomar conta das ruas logo do início da manhã deste domingo. Com início previsto para 6h, em frente à Catedral Basílica de Curitiba, está marcada mais uma edição da tradicional Romaria de Penitência e Oração em Louvor à Imaculada Conceição. O fim da Romaria será na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Colégio Bom Jesus/Nossa Senhora de Lourdes, no Cajuru. Lá acontecerá uma missa presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto.
Este ano as intenções da romaria serão: pela paz no mundo e no Brasil; pelo cinqüentenário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); pela propagação da devoção do Rosário; pelo ano vocacional de 2003 e pelo Santíssimo Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.
O presidente da Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Curitiba, Afonso Novak, explicou que a romaria é realizada no dia dedicado à Nossa Senhora Imaculada Conceição há mais de 75 anos. “Neste ano esperamos que mais pessoas compareçam, pois a data caiu num domingo”, destacou, lembrando que nos anos anteriores a média é de cerca de 500 fiéis.
Novak lembrou de um fato ocorrido em 1936, quando um congregado mariano muito adoecido foi curado graças à romaria. “Padre Audálio José Neves comandou a romaria que foi oferecida pela saúde de Átila da Rocha. Ele estava com tifo e depois das orações foi curado. O fato fez com que ela se tornasse cada vez mais tradicional”, lembrou Novak.