Curitiba terá um Memorial Africano. A construção em homenagem ao continente-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2010 começou a ser feita pela Prefeitura de Curitiba na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, entre o terminal de ônibus e o Hospital do Idoso.
“A África é um continente do qual o Brasil tem raízes profundas. Nada mais certo do que reservar um espaço da capital paranaense para homenagear nossos irmãos africanos, que nesse ano receberão os jogos da Copa do Mundo, um dos campeonatos mais expressivos para o povo brasileiro”, diz o prefeito Beto Richa.
A praça, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, terá um grande portal na entrada principal, com 54 colunas representando cada um dos países do continente.
Quadradas, as colunas de 4 metros de altura levarão o nome do país, bandeira e a localização no continente. As descrições e desenhos serão feitos em azulejos. A ideia é que cada missão oficial de países africanos em Curitiba fixe uma placa na coluna correspondente ao país.
“A obra deve ficar pronta no primeiro semestre, antes do início dos jogos do mundial da África do Sul”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Andreguetto.
Além das 54 colunas, outras duas, com o dobro do tamanho e diferenciadas das demais, completam o portal. As duas colunas simbolizam a educação e a cultura. Uma delas, da educação, será de aço perfurado com iluminação internada. A outra, será em argamassa com desenhos africanos em baixo relevo.
Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho formará o mapa do continente africano, com o desenho dos países. A praça terá ainda espaço para feiras de artesanato étnico.
A Secretaria do Meio Ambiente vai revitalizar os equipamentos existentes na praça, como as quadras de esporte, os equipamentos de ginástica e outros. O campo de futebol de areia será transformado num campo de grama sintética.