Para atender com agilidade a procura pela primeira habilitação, que aumenta até 30% no fim do ano, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) prepara uma ação especial em todo o Estado.
São reforços nos grupos de examinadores, mutirões e horários extras de exames práticos de direção. A expectativa é atender, até 18 de dezembro, mais de 4,5 mil pessoas, além das que estão agendadas pelo processo normal.
“Muita gente aproveita o período de férias para fazer a CNH, usando o 13.º salário. Queremos que o atendimento seja tranquilo, rápido e de qualidade. No ano passado, o tempo de espera dos candidatos chegava a dois meses. Hoje, o prazo é de no máximo 15 dias. Nossos esforços são para manter essa média”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Desde fevereiro, são 15.506 exames extras, entre práticos e teóricos, para todas as categorias de habilitação. Todas as regiões do Estado receberam reforço no atendimento e mutirões, aplicado em 45 cidades.
REFORÇO – Equipes de examinadores estão sendo reforçadas, com profissionais remanejados de unidades com menor procura. O número de examinadores deve dobrar em alguns locais, com aumento de até 120% na capacidade de atendimento.
Até sexta-feira (9), a Circuscrição Regional de Palmas (55.ª Ciretran) recebe reforço de três examinadores, que devem realizar 120 exames extras, categoria B, até o final da semana.
Em Ponta Grossa, Londrina e Maringá, o reforço acontece até o dia 16. Em cada cidade, devem ser abertas 720 vagas, além das agendadas normalmente, nestas duas semanas.
Na sede do Detran, no bairro Tarumã, em Curitiba, os exames extras atenderão 160 motoristas, de categoria A, D e E, até 15 de dezembro. Por isso, o horário de atendimento foi ampliado e, nesses casos, será das 17h10 às 19h horas.
O objetivo é atender condutores de moto, que buscam primeira habilitação, e motoristas profissionais, que querem alterar ou incluir as categorias referentes à direção de ônibus e caminhões.
MUTIRÕES – Nos próximos dois sábados, das 8 horas às 16 horas, serão promovidos mutirões de exames práticos, para candidatos à primeira habilitação, categoria B.
No sábado (10), serão ofertadas 700 vagas pelo Detran em Curitiba, mais 150 vagas na unidade do Departamento em Cianorte e outros 180, em Foz do Iguaçu. No dia 17, os mutirões ocorrem simultaneamente em Arapongas (250 vagas), Dois Vizinhos (100), Foz do Iguaçu (168) e Ponta Grossa, onde o evento se repete no domingo (18), somando 480 vagas.
COMO PARTICIPAR – Para fazer os testes extras o candidato precisa agendar previamente o exame nos Centros de Formação de Condutores e estar qualificado para esta etapa do processo. O endereço e telefone das unidades de atendimento estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br.