O Paraná começa a aplicar na próxima segunda-feira os cursos de atualização em direção defensiva e primeiros socorros para os motoristas que tiraram carteira de habilitação antes de entrar em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro, em 1998. Nessa primeira etapa, porém, os cursos – que são o cumprimento das resoluções 168 e 169 do Código – serão realizados apenas em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Estado, a de Campo Largo.

continua após a publicidade

O desempenho do novo sistema de informática do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que tornou possível a aplicação das resoluções, ficará em teste na cidade e deve ser gradativamente implantado no restante do Paraná.

Dos 3,2 milhões de motoristas do Estado, 2,1 milhões terão de passar pelos cursos. A pretensão do Detran é que até o final do primeiro semestre todas as Ciretrans paranaenses estejam aplicando as resoluções. "Quem renovar a carteira antes de o sistema ser implantado na cidade pode escapar dessa vez, mas na próxima vez que for renovar vai ter que fazer os cursos", lembra a coordenadora de Habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias. Ela informa ainda que a implantação do novo sistema em Campo Largo servirá de base para avaliar a migração dos motoristas tanto para dentro quanto para fora da cidade, uma vez que as renovações da carteira podem ser feitas em qualquer circunscrição do Paraná. "É uma Ciretran de médio porte, próxima da capital. Poderemos visualizar o contexto da migração dos usuários, o que pode, inclusive, aumentar a demanda nos municípios mais próximos", afirma. Aqueles que morarem na região e quiserem adiantar o inevitável também poderão fazer o processo inverso e renovar a carteira em Campo Largo.

Atualização

A atualização poderá ser feita de duas maneiras: a primeira delas, por meio de cursos presenciais nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) cadastrados no Detran. A duração é de 15 horas/aula e, nessa opção, elimina-se a necessidade de fazer prova. A outra maneira é solicitar a prova no Detran gratuitamente, mediante agendamento prévio. Nesse caso, o motorista poderá estudar pela cartilha disponibilizada no site www.pr.gov.br/detran e que pode ser retirada pela internet sem custo algum. "Para aqueles que não têm acesso à internet estamos estudando meios de publicar a cartilha. Garantimos que ninguém sairá prejudicado", enfatiza Maria Aparecida. Quem optar pela prova e não for aprovado na primeira vez terá mais uma oportunidade de realizá-la, também sem custo.

continua após a publicidade

No curso de primeiros socorros, os motoristas aprenderão como acionar recursos em casos de acidentes e a verificar as condições gerais da vítimas, além dos cuidados a serem tomados. "A intenção é dizer o que não fazer nessa hora, dando orientações sobre como esperar o socorro", avisa a coordenadora. Em direção defensiva, quem fizer o curso ou optar pela cartilha estudará, por exemplo, como evitar acidentes e os cuidados que deve ter com os demais usuários da via. Também aprenderá normas de circulação e conduta, quais as infrações e suas penalidades e terá noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito. O motorista que comprovar ter estudado as disciplinas em outros cursos poderá ser liberado da prova.