A paralisação dos servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que estava prevista para a próxima terça-feira (17), foi suspensa pela categoria após uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), na qual o órgão se mostrou disposto a ouvir as suas reivindicações. Durante o encontro, ficou definido que as negociações iniciam na próxima terça mesmo.
Nesta sexta, representantes do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep) foram recebidos pelo coordenador de Recursos Humanos do Detran, Nelson Lambach II, pelo diretor-geral em exercício do órgão, Mário Augusto Pereira, e pela diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), Solange Busnardo Matiello.
Para o presidente do Sisdep, Gustavo Fatori, a postura adotada pelo Detran, aceitando ouvir e negociar as reivindicações dos servidores, demonstra uma postura favorável do órgão em aceitar as solicitações da categoria. ‘Na verdade, a negociação já começou hoje (sexta), quando definimos a forma de encaminhamento das propostas. Desta forma, a diretoria está demonstrando que tem intenção de atendê-las, pensando na melhoria das condições de trabalho e da segurança dos servidores em relação ao avanço na carreira dentro do órgão‘, avalia.
A categoria reivindica estabelecimento de novas regras para conclusão do estágio probatório, criação do cargo de técnico de trânsito, avaliação de desempenho e substituição da gratificação existente por uma mais favorável. Em nota oficial, o Detran já respondeu algumas das questões apresentadas pela categoria, informando que ‘a avaliação do estágio probatório já está sendo organizada pela Seap‘.
No documento, o órgão também afirmou que ‘a migração de servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) para uma nova carreira, sem a realização de um novo concurso público, é vedada pela Constituição Federal‘, assinalando que, dificilmente o órgão terá um Plano de Cargos e Salários tão cedo. O Detran ainda garantiu que não há possibilidade de as gratificações serem suspensas durante as negociações.