O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da PM paranaense iniciam hoje o programa de blitze educativas. O objetivo é orientar crianças e adultos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e evitar acidentes.
As blitze educativas serão realizadas todas as quartas-feiras em frente a escolas, com pais de alunos, e nas salas-de-aula, com crianças e adolescentes. O programa faz parte do Mutirão pela Vida, lançado pelo Detran paranaense em junho deste ano e que tem como meta diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito em todo o Estado.
“Só conseguiremos diminuir o número de acidentes e mortes se as pessoas tiverem consciência da importância de respeitar as leis de trânsito. Para isso são necessários programas educativos”, afirma o diretor-geral do Detran-PR, Marcelo Almeida.
As blitze serão realizadas nas escolas porque atingem crianças, adolescentes e adultos. Os professores receberão material para trabalhar educação no trânsito com os alunos.
Capital e interior
O programa inicialmente será lançado em Curitiba. Posteriormente, será estendido às cidades que concentram o maior número de acidentes de trânsito no interior.