Pouco mais de 2 mil carteiras nacionais de habilitação (CNH) suspensas foram entregues ao Detran em todo o Paraná, desde a última quinta-feira. O volume recorde vem sendo registrado depois do anúncio da resolução 203/09 da Secretaria da Segurança Pública que determina que a polícia encaminhe à delegacia motoristas que se recusarem a entregar suas carteiras de habilitação suspensas.
Novo levantamento do Detran-PR aponta que, ontem, foram entregues 747 carteiras em todo o Estado. A média diária, antes da resolução, era de 104. Já na capital, 371 motoristas devolveram o documento, para média antes de 39. Nos últimos três dias úteis, foram contabilizadas 2.342 CNHs entregues.
“Estamos tendo um resultado muito positivo com a medida anunciada na semana passada. Muita gente está entregando voluntariamente sua carteira e é isso que queremos: mais consciência e respeito às leis”, comentou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Durante o fim de semana, o Batalhão de Polícia de Trânsito fez a primeira busca de carteiras suspensas em Curitiba. Os policiais visitaram 33 endereços. Oito pessoas entregaram o documento espontaneamente, entre elas o vereador Denílson Pires.
Cinco pessoas se negaram a entregar as carteiras e vão responder pelo crime de desobediência. Os outros condutores não foram encontrados. Segundo o BPTran outros endereços ainda devem ser visitados durante as próximas semanas.