Detran faz campanha contra ingestão de bebidas

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lança amanhã (05) campanha inédita de conscientização nas cidades com maior número de acidentes causados por motoristas embriagados. Batizada de “Se Liga no Trânsito”, a ação vai abordar motoristas em bares e baladas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. As principais cervejarias do País e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Paraná (Abrabar-PR) apoiam a iniciativa.

O objetivo é estimular o uso de táxis e a carona solidária, com motorista que não tenha ingerido álcool. As atividades acontecerão até domingo, das 19h às 24h, nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Os bares receberão material especial, com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em toalhas de bandeja, bolachas de chope, cartazes e guardanapos.

Jogo

Equipe do Detran vai visitar até cinco estabelecimentos por noite para abordar os grupos nas mesas e realizar um jogo virtual com os motoristas, simulando as dificuldades de concentração, visão e reflexo, conforme as doses e o tipo de bebida ingerido por cada um.

Alto índice de acidentes

Quase 50% dos atendimentos de acidentes de trânsito nos pronto-socorros do Paraná envolvem pessoas com sinais de embriaguez. Somente no primeiro semestre deste ano, foram aplicadas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido.

Em Curitiba, que registrou 3,8 mil acidentes de trânsito entre janeiro e junho, as ações começam nos bares da Avenida Batel, amanhã, seguindo para os estabelecimentos da Rua Itupava, na quinta-feira; no Largo da Ordem, na sexta-feira; na região da Rua Dom Pedro II, no sábado; e finalizando na Praça da Espanha, no domingo.

Quem dirige depois de beber uma lata de cerveja ou uma taça de vinho (entre 2 e 5,99dg/l de sangue) pode receber multa de R$ 957,70, sete pontos na carteira e ter a habilitação suspensa por um ano. Dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.