O paranaense que quiser tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) já pode fazê-lo na sede do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná ou nas Ciretrans do interior do Estado. Apesar de ter sido padronizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em maio deste ano, somente ontem o órgão paranaense foi autorizado a fazer a emissão da carteira internacional por meio da publicação da Portaria n.º 25/06. A PID é aceita nos 98 países signatários da Convenção de Viena, promulgada em 1981, e traz informações do condutor em cinco línguas (francês, inglês, espanhol, russo e árabe).

continua após a publicidade

O processo para emissão da PID é rápido: em no máximo cinco dias, o solicitante recebe a carteira em casa. ?Basta solicitar ao Detran e pagar a taxa referente à emissão (R$ 36,97)?, explica o diretor geral do órgão no Paraná, David Antônio Pancotti.

Na permissão internacional constam informações como dados pessoais do condutor, validade da habilitação, data e local de expedição e informações como obrigatoriedade de uso de lentes corretivas. ?Também há espaço para anotações do órgão de trânsito internacional sobre qualquer irregularidade que o condutor pratique em outro país?, adianta o diretor. Vale destacar também que a suspensão da CNH implica na suspensão da permissão internacional, mas não o contrário, e que sua validade é a mesma da CNH (tendo de ser igualmente renovada quando do vencimento). Seu uso, entretanto, não substitui o da carteira nacional em território brasileiro.

continua após a publicidade