Detran envia guias de licenciamentos de veículos

Apesar de toda polêmica criada após o final do convênio entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), o Detran iniciou ontem o envio pelos Correios das Guias de Recolhimento de Licenciamento Anual de Veículos (GRLAV) aos proprietários de veículos com placas com finais 1 e 2. Os pagamentos começam a vencer nos próximos dias 12 e 13.

Nessa guia constam apenas as multas relativas ao Detran. As multas da Diretran não aparecem discriminadas – apenas um aviso ao motorista de que ela existe. O total de veículos com multas municipais representa 13% da frota de Curitiba, ou seja, cerca de 105 mil veículos têm multas municipais.

Conforme o Detran, o motorista pode pagar o licenciamento mesmo sem ter a multa da Diretran paga, entretanto, terá que esperar para receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O governador Roberto Requião (PMDB) determinou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) que estudasse uma maneira jurídica para fazer com que o licenciamento possa ser renovado sem a necessidade do pagamento da multa municipal. Estar sem esse débito para obter a renovação do licenciamento é uma obrigação imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Até ontem a PGE ainda não tinha novidades sobre o assunto.

Lamento

O procurador-geral do município de Curitiba, Maurício Ferrante, afirmou que lamenta o fim do acordo, que irá atrapalhar apenas ao povo paranaense, em especial o curitibano. Agora para pagar a multa emitida pela Diretran, o motorista deve se dirigir até o órgão. “Um motorista de Foz do Iguaçu, por exemplo, veio até Curitiba, foi multado e agora para licenciar seu veículo terá que voltar à capital só para pagar a multa”, salientou.

O procurador lembrou que o artigo 131 do CTB é bem claro ao exigir o pagamento das multas. Quanto à posição do governo do Estado, Ferrante disse que irá esperar pronunciamento da PGE. “Caso for necessário, moveremos as ações possíveis em defesa do interesse do município”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo