Detran e Polícia Militar fiscalizam e orientam motoristas no litoral

O Departamento de Trânsito (Detran/PR) e a Polícia Militar vão desenvolver, durante o carnaval, várias operações para coibir a violência no trânsito. Além das blitze de fiscalização, estão previstas atividades, como distribuição de material educativo na praia e calçadão e encenações teatrais em bares e restaurantes. ?A nossa preocupação é com a vida e não podemos admitir o grande número de vítimas de acidentes de trânsito, num momento que deveria ser de alegria para a nossa população, por isso vamos intensificar nossos esforços?, afirma o Coronel David Antônio Pancotti, diretor-geral do Detran.

De acordo com Pancotti, no ano passado, nos cinco dias de carnaval, houve redução de 9% no total de acidentes nas estradas paranaenses, entretanto, aconteceu aumento de 121,05% no total de mortos nesses acidentes, em comparação com o ano anterior. ?A maioria desses acidentes foi ocasionada por motoristas embriagados e imprudentes. Para salvar vidas no trânsito, a fiscalização vai ser aumentada neste carnaval, pois só assim é possível diminuir a quantidade e a gravidade dos acidentes?, explica Pancotti.

Por isso, os motoristas que descerem para o litoral devem estar em dia com a legislação de trânsito. O Detran/PR, em conjunto com a PM devem concentrar as blitze e a fiscalização durante os cinco dias do feriado. Nenhuma irregularidade ficará de fora. O rigor vai se dar principalmente com o consumo de bebida. A embriaguez ao volante é infração gravíssima e gera suspensão direta do direito de dirigir, além da multa no valor de R$ 957,00.

Além disso, outras infrações merecem especial atenção nas fiscalizações: falta do capacete ou de viseira em motociclistas; alteração das características originais do veículo, como luz azul, rebaixamento, turbo não regularizado, películas espelhadas, e outras que estão previstas nos artigos 230 e 231 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB); falta do uso do cinto de segurança ou excesso de passageiros, falta dos documentos de porte obrigatório.

?Muitos veranistas pensam que as leis de trânsito não precisam ser observadas na praia, mas eles estão equivocados. É importante que o motorista não tenha nenhuma irregularidade para não ter transtornos ou levar multa, caso seja abordado em alguma blitze. O motorista também poderá ter o carro apreendido e ficar o carnaval a pé, pois o carro só poderá ser retirado do pátio da PM ou Ciretran na quarta-feira depois do meio-dia?, orienta Pancotti.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo