O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), em conjunto com a Polícia Militar, realiza nesta semana as blitze educativas de volta às aulas. Neste segundo semestre, as atividades vão trazer temas que envolvem a segurança no trânsito. O respeito aos limites de velocidade, não ingerir álcool antes de dirigir, não falar ao celular no volante, conduzir crianças menores em cadeirinhas e, as maiores, com cinto de segurança no banco de trás, são normas de segurança que contribuem para um trânsito melhor.

continua após a publicidade

Respeitar as leis de trânsito é importante, não apenas para evitar multas ou pontuação na CNH, mas, principalmente, para evitar acidentes e criar um ambiente de paz no trânsito, enfatiza o diretor geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti. Somente no ano passado, em Curitiba, mais de 24 mil acidentes deixaram 6.973 vítimas (entre feridos e mortos). O que muitas pessoas desconhecem é que grande parte desses acidentes poderiam ter sido evitados caso os motoristas tivessem conhecimento pleno de suas obrigações no trânsito.

O principal objetivo das blitze de volta às aulas é o contato das crianças com as leis e regras do trânsito, afinal, elas serão os futuros motoristas. Para o coronel Pancotti, o trabalho com as crianças é a melhor forma de investir no futuro do trânsito. ?Os pais têm que dar o exemplo, mas quando os filhos cobram que o trânsito seja um ambiente de respeito, eles aceitam de forma mais rápida?, diz.

Para a realização deste projeto, oito instituições de ensino foram escolhidas, onde serão desenvolvidas diversas ações voltadas tanto para os adultos quanto para as crianças. Nas proximidades das escolas, blitze educativas vão alertar os pais sobre a forma correta de conduzir as crianças nos veículos e buscar, de forma descontraída, apontar os erros dos motoristas. Às crianças, uma atividade diferente também foi destinada. Dentro dos colégios acontecerá uma palestra feita por policiais militares e uma encenação, onde atores ensinam de forma divertida o comportamento ideal que elas devem ter em algumas situações do trânsito.

continua após a publicidade