Depois de cinco anos do desabamento de parte da ponte sobre a represa do Capivari, na BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt, que dá acesso a São Paulo), ontem pela manhã, outra ponte sofreu erosão em sua encosta e teve que ser interditada.

continua após a publicidade

Desta vez, trata-se da estrutura localizada sobre o Rio Pardinho, na localidade de Barra do Turvo, a cerca de 80 quilômetros de Curitiba. A interdição iniciou às 10h15, no km 569 (na divisa entre os dois estados), no sentido capital paranaense.

Por volta do meio-dia, um desvio de pelo menos dois quilômetros foi aberto na pista contrária para que o fluxo não fosse paralisado totalmente. No início da noite, havia lentidão de veículos, que enfrentavam uma fila de oito quilômetros, no sentido Curitiba.

Já em direção a São Paulo, eram cerca de quatro quilômetros de lentidão. Naquele horário, a concessionária Autopista Régis Bittencourt (responsável pelo trecho) informou que não havia previsão de quando o trânsito no local seria normalizado.

continua após a publicidade

Ninguém da concessionária concedeu entrevista, mas segundo a assessoria de imprensa, a interdição ocorreu por precaução, em função do deslizamento de terra na encosta da ponte.

O deslizamento, segundo a concessionária, ocorreu por conta do excesso de chuvas nos últimos dias. Em nota, a concessionária afirmou que “a estrutura não apresenta problemas”, ou seja, que não há riscos de queda. No entanto, a interdição foi feita depois que técnicos da própria concessionária fizeram uma inspeção de rotina, segundo a assessoria.

continua após a publicidade

Desta forma, as duas pistas que dão acesso a Curitiba seguiam interditadas no trecho da ponte, ontem, e o fluxo de carros nos dois sentidos (desvio) estava lento na outra pista, no sentido São Paulo. Policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) permaneceram no local, que foi devidamente sinalizado.

Não houve acidentes. Por volta das 17h, os técnicos da concessionária já retiravam o restante da terra que deslizou, e somente depois disso é que seria decidido que tipo de obra deverá ser feito na ponte.

Motoristas da região de Sorocaba (SP) passaram a usar uma rota alternativa para chegar a Curitiba, pela SP-250. Essa rodovia também teve interdição parcial em decorrência de uma queda de barreira entre as cidades de Apiaí e Ribeira, na divisa com o Paraná.

No início de janeiro de 2005, parte de uma outra ponte localizada sobre a represa do Capivari, também na BR-116, caiu. Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas. Uma família inteira que estava em um caminhão conseguiu escapar com vida do acidente.

Na época, o trecho era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que informou que a queda ocorreu por conta do excesso de chuvas.