Um caso de desistência é verificado na licenciatura em Física na UTFPR. O curso foi criado em 2009 e a turma mais avançada está no sexto período. Nesta etapa estão apenas quatro alunos. Alguns da primeira turma do curso repetiram e estão frequentando outros períodos. Mas a quantidade é bem menor em relação aos 44 selecionados a cada semestre pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como porta de entrada na instituição. Atualmente, em todos os períodos, são 122 alunos.
“A desistência do 1º para o 2º período é de quase 50%. Alguns alunos, já na primeira conversa, querem saber como podem fazer para mudar para Engenharia. Acreditam que a Física seja uma fácil porta de entrada e depois querem a transferência de curso”, revela a professora Rita Zanlorensi Visneck Costa, coordenadora do curso de licenciatura em Física.
Só que a transferência não é tão fácil assim. O primeiro requisito é cursar o primeiro período. “Para cursar, tem que gostar mesmo de estudar e ter habilidade com exatas”, garante a professora. Bolsas de incentivo, no valor de R$ 400, são oferecidas para os alunos do curso.