Projeto inovador que será viável somente em 2050 pode dar ao designer curitibano Alexandre de Bastiani, 22 anos, o prêmio internacional Electrolux Design Lab. Ele desenvolveu um produto chamado “Spummy”, baseado em conceitos de Nanotecnologia, que permitirá aos usuários simular receitas e testar os mais variados sabores com a vantagem de não desperdiçar os alimentos. Basta inserir os dados sobre ingredientes e temperos no aplicativo. A degustação do sabor e dos experimentos será feita pela espuma comestível.
Recém-formado em Desenho Industrial, Bastiani está entre os dez finalistas e é o único brasileiro que tem chances de conquistar o prêmio da multinacional. Se for o vencedor, ganhará 5 mil euros e um estágio remunerado em um centro global de design da Electrolux. A inspiração do designer veio do renomado chefe de cozinha espanhol Ferran Adriá, que criou uma espuma comestível e hoje é sucesso em seus restaurantes. “Meu projeto é um novo conceito de algo que já existe”, diz Bastiani.
O concurso é anual e, neste ano, o tema foi o desenvolvimento de eletrodomésticos para serem usados no futuro. Bastiani acredita que seu projeto está entre os finalistas, depois de concorrer com mais de 1.200 candidatos, por apresentar algo diferente e humano. “Apresentei o que eles estavam esperando. É um produto que vai proporcionar algo divertido e visa melhorar as questões socioambientais, diminuindo o desperdício. Além disso, as pessoas que gostam de cozinhar podem fazer seus experimentos sem gastar dinheiro”, destaca. “Fiz pesquisas para saber como será o cenário do futuro e com pessoas que gostam de cozinhar e que fazem isso por prazer. Sou uma delas”.
Todos os projetos serão apresentados nesta sexta-feira, em evento no Museu Trienalle de Milão, na Itália. “Ser o único brasileiro e estar entre os dez melhores é motivo de uma felicidade muito grande”.