Desfiles cívicos marcam os 154 anos da Polícia Militar

A Polícia Militar do Paraná completa 154 anos de atividades neste domingo (10). Para marcar a data, foram programadas diversas atividades, sendo algumas delas abertas ao público, para estreitar ainda mais o relacionamento entre a corporação e a comunidade. Entre elas, o desfile cívico, na manhã do aniversário, na avenida Marechal Deodoro, Centro de Curitiba. Desfiles e solenidades militares também vão acontecer nas sedes dos batalhões nas principais cidades do Estado.

“Nossa intenção é fazer com que a população comemore conosco a data do aniversário. Por isso pensamos numa programação que atenda a todos os públicos. A proteção do cidadão é o nosso compromisso e queremos dividir com todas as pessoas”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira.

O desfile do domingo em Curitiba, que contará com todas as unidades da corporação, é um dos eventos da programação pensados especialmente para a comunidade. Outra opção é o Domingo no Parque, no próximo dia 17 de agosto, no Parque Barigui. A programação inclui ainda o II Festival de Música Popular Brasileira, nesta quinta-feira (7), com duração aproximada de duas horas, onde policiais militares e convidados vão relembrar, no Teatro Guairinha, canções que marcaram época.

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto será realizada a Prova Hípica da PMPR, no Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio. A competição contará com a participação de competidores de diversos estados brasileiros que vão demonstrar habilidades em saltos com diversos graus de dificuldade. O Regimento fica na Rua Konrad Adenauer, 1166, no bairro Tarumã, em Curitiba.

Entre as atividades voltadas ao público interno o destaque é para o Circuito PMPR, uma espécie de olimpíada em que os competidores – policiais e bombeiros militares – cumprem provas que estão diretamente ligadas ao dia-a-dia do trabalho de cada um, seja no policiamento das ruas ou em atividade de uma unidade especializada, como num combate a incêndio ou resgate de vítimas.