A trégua na chuva e a temperatura amena ontem pela manhã levaram milhares de curitibanos para a Avenida Cândido de Abreu, onde aconteceu o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. As bandeirinhas do Brasil e as máquinas fotográficas foram os acessórios mais corriqueiros nas mãos de quem acompanhou as festividades.
Muitas famílias saíram cedo de casa. As crianças aproveitaram para tirar fotos junto aos tanques do Exército.
O público – estimado em 40 mil pessoas pela organização -saudou a Liga da Defesa Nacional, as 30 escolas estaduais, entidades, tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil que participaram do desfile. Os veteranos também tiveram presença garantida e desfilaram nos viaturas antigas do Exército.
Fábio Alexandre |
---|
Cerca de dez mil pessoas, entre civis e militares, participaram do desfile. |
No total, foram 10 mil pessoas que passaram pela Avenida Cândido de Abreu. O final do desfile foi marcado pelas aeronaves que fizeram voos rasantes.
Um dos mais animados durante o desfile era Bob, de 3 anos, O cachorro da raça poodle estava todo caracterizado com as cores e a bandeira do Brasil. “Ele está superpatriota hoje”, brinca a professora Helen Bozza. “A gente quase não vem nos desfiles de Sete de Setembro porque costumamos viajar.
Mas desta vez ficamos em Curitiba e resolvemos prestigiar o desfile e os parentes que vão participar”, comenta.
A auxiliar de cozinha Cristiana Soares também foi para a Avenida Cândido de Abreu para ver o namorado e o irmão que desfilaram ontem. “É a primeira vez que eu vejo um desfile. O tempo não está uma maravilha, mas o fato de não chover ajuda bastante”, conta.
O vendedor Silvio Dias de Souza acompanhava ontem com a família o primeiro desfile do Dia da Independência dele em Curitiba.
Morando há pouco tempo na cidade, ele resolveu levar o filho de três anos, no colo, para assistir às festividades. “É a primeira vez dele e já é bom para se acostumar desde cedo”, afirma. O técnico em administração Carlos Roberto Krueger também assistiu ao desfile ontem. “Ficamos por aqui neste feriado. Resolvemos então assistir ao desfile de Sete de Setembro”, relata. Além do desfile, o público aproveitou as atividades ofertadas pelo Paraná em Ação, em frente ao Palácio Iguaçu.
Teve gente que também aproveitou o momento de comemoração da Independência do Brasil para protestar.
Um grupo de 20 pessoas, usando nariz de palhaço, carregaram faixas com a frase “Pede para sair, José Sarney”, referindo-se ao escândalo no Senado Federal e o presidente da Casa.
As comemorações do Dia da Independência foram canceladas em alguns municípios paranaenses para evitar a aglomeração de pessoas, por causa da gripe A.
Neste ano, Campo Mourão, Apucarana, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Bandeirantes, Jandaia do Sul e Castro cancelaram o desfile cívico-militar.