A Polícia Militar do Paraná completa 150 anos no dia 10 de agosto. As comemorações do sesquicentenário começam hoje, com desfile militar no centro de Curitiba. Durante toda a semana diversas atividades serão realizadas para divulgar a história da PMPR, seus trabalhos e seu papel na manutenção da ordem pública.
Com a emancipação do Estado do Paraná em 1853, houve a necessidade de uma força policial para assegurar a segurança pública. O conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcelos, designado por D. Pedro II, em sua primeira medida em relação a segurança pública, criou, através da Lei n.º 07 de 10 de agosto de 1854, a Companhia da Força Policial da Província do Paraná, que foi a primeira organização policial do Estado. Como primeiro comandante-geral foi nomeado o capitão do Exército Nacional Joaquim José Moreira Mendonça.
A corporação foi ganhando novas denominações até que, no ano de 1946, passou a ser denominada Polícia Militar do Estado do Paraná. Ao longo de sua história, a PM teve participação em episódios que marcaram a vida nacional. Entre elas, a Guerra do Paraguai, em 1865, a Revolução Federalista em 1893, e na Guerra do Contestado em 1913. Presente nos 399 municípios do Paraná, a Polícia Militar cresceu junto com o Estado, e hoje volta suas ações para atender os anseios da comunidade, integrando-se a ela através do Policiamento Comunitário, proporcionando paz e proteção de vidas e bens de toda a comunidade paranaense.
As comemorações do aniversário da Polícia Militar do Paraná tem abertura neste domingo, às 9h, com desfile cívico militar, na Avenida Marechal Deodoro, entre as ruas Desembargador Westphalen e Tibagi. Participarão frações de todos os segmentos da Polícia Militar como a Cavalaria, Polícia Florestal, Polícia Rodoviária, Polícia de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Companhia de Choque, além da Banda da PM e ainda policiais militares que já estão na reserva.