Os mortos não reclamam, mas os vivos não gostaram de saber que a queda de um pinheiro danificou cerca de 15 túmulos no Cemitério Municipal do Santa Cândida. O prejuízo, segundo um funcionário da administração, deve ser arcado pelas próprias famílias.
Lorena Parma de Freitas, 65 anos, perdeu a filha há três meses. Ela só soube que o túmulo da familiar tinha sido destruído pela árvore, porque o genro visitou o cemitério. “O caixão estava exposto, com pedaços de pinheiro em cima. Fiquei apavorada”, desabafou. De acordo com Lorena, funcionários do cemitério disseram que o conserto não poderia ser feito por pedreiros de fora. “Acho que a maioria nem sabe o que aconteceu”, afirmou.
Reparos
A queda do pinheiro ocorreu em 27 de agosto, quando forte temporal atingiu Curitiba. Em nota, a Prefeitura informou que a Secretaria do Meio Ambiente está fazendo a limpeza e reparos necessários. Segundo a administração municipal, apenas quatro túmulos foram atingidos. A secretaria se colocou à disposição para ajudar as famílias.