Como já aconteceu 18 vezes neste ano, a neblina que cobriu a Grande Curitiba trouxe transtornos para quem precisava embarcar ou desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na noite de terça-feira. O terminal fechou a partir das 18h15 causando o cancelamento de 77 voos. Das 47 chegadas programadas, 44 foram canceladas, e 33 das 38 partidas não aconteceram.
Apesar do grande número de pessoas no saguão, não foi registrado tumulto, segundo a Infraero. A estatal informou que o atendimento aos passageiros afetados pelo problema é responsabilidade de cada companhia aérea, que deve relocar os usuários e encaminhar a hotéis e fornecer alimentação. Na manhã de ontem, nenhum voo foi cancelado por causa do tempo.
Piora
Desde janeiro já foram quase 64 horas de aeroporto fechado e 328 voos cancelados por causa do nevoeiro. Com a chegada do inverno a situação deve piorar. No ano passado foram 172 horas sem funcionar, com 265 voos cancelados. Em 2010, mais de 162 horas em 116 voos. Além das condições climáticas adversas, o terminal opera apenas com o Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) na categoria I. O ILS II está desativado por causa das obras de recapeamento e iluminação da pista, previstas para conclusão neste ano.
O trabalho na pista também prepara o aeroporto para a instalação da terceira e mais avançada categoria do sistema, que deve minimizar os problemas causados pelo nevoeiro. A instalação do ILS III está prevista para junho de 2013. De acordo com a Infraero, as companhias aéreas terão que se adequar ao instrumento, pois nenhuma tem com aeronaves compatíveis.