Procurar soluções para a falta de estrutura e segurança, além da evasão escolar e o enfrentamento a problemas contemporâneos da educação, foram alguns dos temas levantados ontem durante um encontro entre diretores e administradores de estabelecimentos de ensino da rede pública, na sede da Associação Paranaense de Administradores Escolares (Apade), em Curitiba. O encontro faz parte da programação do dia do diretor, comemorado hoje.
Durante o evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Sheila Marize Toledo Pereira, comentou sobre os casos que repercutiram no Estado e que reacenderam as discussões sobre o papel da escola na formação do cidadão, como o episódio em que alunos do Colégio Estadual do Paraná foram filmados por câmeras de telefones celulares fazendo sexo no banheiro.
Para Sheila, a proliferação de imagens de brigas e outras condutas reprováveis do ponto de vista pedagógico constituem-se em situações novas, em que as escolas precisam estar preparadas para contornar.
“Um dos papéis do núcleo é assessorar e orientar as escolas. Neste caso, temos oportunizado palestras de profissionais especialistas que possam contribuir com informações que sirvam de subsídio para as decisões dos gestores das escolas”, afirma. Segundo ela, a Seed tem procurado investir na formação continuada de professores e funcionários.
Para o presidente da Apade, Izaías Ogliari, além da falta de estrutura e de segurança, o principal problema enfrentado pelos diretores é a falta de motivação dos professores, devido à ausência de amparo social para impor limites aos alunos e, principalmente, pela baixa remuneração. Ele lembra, por exemplo, de casos em que docentes precisam ficar afastados devido a doenças decorrentes do estresse no trabalho.