Desafio incentiva a atividade física na capital

Fazer uma atividade física por pelo menos 15 minutos. Esse foi o convite feito ontem a toda a população de Curitiba no Dia do Desafio. Em diversos pontos da cidade foram realizadas atividades para estimular um maior número de pessoas a exercitarem o corpo. A proposta do Dia do Desafio é conscientizar a sociedade sobre a importância do exercício e da atividade física para a melhora da qualidade de vida.

O Dia do Desafio, ou Challenge Day, foi criado no Canadá em 1983, e chegou ao Brasil em 1985, sendo coordenado pelas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com as Prefeituras. No Paraná, o Dia do Desafio é realizado há onze anos. Nessa edição, 174 cidades aderiram às atividades. De acordo com o diretor regional do Sesc Paraná, Paulo Cruz, em 2006, cerca de 3,3 milhões de pessoas aderiram às atividades. ?Neste ano, a expectativa é chegar a 5 milhões de pessoas, ou seja, 50% da população do Estado?, falou.

Uma das características do evento é promover a competição entre cidades do mesmo porte. Por isso, toda a movimentação precisa ser informada, pois os dados são computados para definir os vencedores. Em 2007, Curitiba concorre com a cidade colombiana de Medellín. No ano passado, a capital paranaense venceu a cidade mexicana de Delegación Miguel Hidaldo.

Remexe

Uma novidade do Dia do Desafio, introduzida nessa edição, foi a promoção de um passeio ciclístico pela região central das cidades participantes no dia que antecede as atividades. Em Curitiba, o Pedala Paraná percorreu 12 quilômetros, da região central até o bairro Água Verde. Ontem pela manhã, as atividades iniciaram de forma simultânea em diversos pontos da capital.

Logo cedo, os funcionários e alunos do Sesc participaram de uma caminhada até a Rua XV de Novembro. Neste local, as atividades físicas foram desenvolvidas durante todo o dia. Na sede do Grupo Paulo Pimentel, os funcionários também deram uma pausa nos trabalhos para se movimentar.

O coordenador-geral do Dia do Desafio, Marcus Vinícius de Mello, ressaltou que equipes do Sesc visitaram, ao longo do dia, escolas, empresas, hospitais e presídios para promover o desafio do exercício. ?A nossa meta é que as pessoas se conscientizem e incluam a atividade física na sua vida?, finalizou. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo